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A lista de verificação de marketing digital do pequeno empresário

O marketing digital utiliza  tecnologias digitais,  incluindo sites, mídias sociais, blogs, email e aplicativos móveis para alcançar novos clientes e se envolver com os atuais. As estratégias de marketing digital são compostas por muitos componentes, dependendo do tipo de negócio que você possui e de como interage com seus clientes, mas a maioria dos planos deve incorporar cinco áreas principais para ter sucesso .

O marketing digital pode ser complexo e demorado, e sua pequena empresa pode não ter um funcionário dedicado para lidar com o trabalho. Se você não tem experiência com essas áreas, considere a terceirização de parte ou de todas para fornecer o tempo necessário para se concentrar no crescimento de seus negócios.

Veja ainda:

Local na rede Internet

Designer de Web
Kohei Hara / DigitalVision / Getty Images

Um site é a base de uma estratégia de marketing digital. É onde você direcionará o tráfego, coletará leads e fornecerá informações úteis sobre sua empresa. Ter uma presença na web não precisa ser caro ou demorar muito tempo para gerenciar, mas cerca de um terço dos proprietários de pequenas empresas ainda não está online, de acordo com uma pesquisa da Clutch de 2018 . Se você se enquadra neste campo, agora é o momento perfeito para lançar sua estratégia de marketing digital criando um site. Considere estas ações-chave ao começar:

  • Represente sua marca:  comunique sua mensagem de forma consistente com um logotipo, cores e o tom da cópia do seu site.
  • Escreva uma página poderosa sobre:  Embora as páginas específicas que você possui em seu site variem, uma página interessante atrai os clientes.
  • Inicie um blog:  considere adicionar um blog de negócios ao seu site para aumentar o tráfego e ganhar credibilidade.
  • Seja compatível com dispositivos móveis:  crie um site responsivo que se ajuste ao tamanho da tela de diferentes dispositivos, como computadores, tablets ou smartphones, para uma experiência consistente.
  • Habilitar o compartilhamento social:  Mostra botões de compartilhamento social  de forma destacada para que os visitantes podem compartilhar conteúdo com seus amigos.
  • Coletar e revisar métricas:  será difícil melhorar seu site ao longo do tempo se você não conseguir acompanhar como seus visitantes o usam. Use uma ferramenta de análise como o Google Analytics para poder fazer alterações inteligentes que melhorarão o desempenho do seu site.

Marketing de conteúdo

conteúdo laptop
Fotógrafo é a minha vida. / Momento / Getty Images

Crie e distribua conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público-alvo claramente definido e gerar ações lucrativas para o cliente. Às vezes, o marketing de conteúdo se sobrepõe ao marketing digital), por isso é importante ter uma estratégia completa que incorpore vários elementos:

  • Crie um calendário de conteúdo:  é provável que a execução de uma estratégia de marketing de conteúdo sem um plano perca muito tempo. Crie um calendário mensal que descreva o conteúdo que você criará e como irá distribuí-lo.
  • Compartilhar via social:  seu conteúdo será desperdiçado, a menos que você consiga atrair a atenção do seu público-alvo de forma consistente. Tenha um plano de como você compartilhará seu conteúdo em suas plataformas de mídia social.
  • Aproveite o seu conteúdo:  você pode usar (e reutilizar) o seu conteúdo de várias maneiras diferentes, a fim de obter mais milhas de cada parte do conteúdo. Por exemplo, crie uma série de postagens de blog sobre tópicos relacionados e combine-as para criar um e-book.
  • Considere a postagem de convidados: a postagem  de convidados bidirecional – permitir postagens de convidados em seu blog e escrever para outros blogs você mesmo – é uma ótima maneira de expandir seu público e obter mais tráfego para seu site.

Mídia social

mídia social
hocus-focus / Getty Images

A publicação de links para conteúdo em seus canais de mídia social aumenta o tráfego para seu site e blog e oferece uma maneira de se comunicar diretamente com clientes e potenciais clientes. Siga algumas sugestões básicas como parte de sua estratégia de mídia social:

  • Escolha uma para começar:  não tente criar uma presença em todas as plataformas sociais ao mesmo tempo. Explore os benefícios de cada um, escolha um ou dois melhores para sua empresa e seus clientes e concentre seu tempo lá.
  • Reivindique sua marca em todas as plataformas:  registre sua marca em cada rede para impedir que outra pessoa a use. Enquanto você está nisso, reivindique sua empresa no Google .
  • Seja consistente:  ao configurar seus perfis sociais, use a mesma imagem de perfil, biografia, banners e cores para fortalecer a presença da sua marca.
  • Foco na conversa e no engajamento:  A mídia social é sobre a conversa. Procure criar uma comunidade próspera em cada site social, em vez de inundar seu público com promoções.
  • Crie uma agenda de postagem social:  incorpore uma agenda de postagem social ao calendário de conteúdo que você já criou ou crie uma nova que descreva o que você compartilhará, onde e quando.
  • Coletar e revisar métricas:  use as ferramentas de análise disponíveis em diferentes plataformas sociais para ver quais tipos de post apresentam melhor desempenho, para que você possa envolver cada vez mais seu público.
Marketing de email
marketing de email
Busakorn Pongparnit / Momento / Getty Images

O marketing de email bem-sucedido se comunica com os clientes regularmente. A chave está enviando mensagens relevantes e interessantes em uma programação consistente. Leva tempo para criar uma lista de e-mails de qualidade, mas vale a pena o tempo e o esforço. Comece a usar o email marketing seguindo estas etapas:

  • Escolha a plataforma certa:  escolha a plataforma de marketing por e-mail que possui os recursos necessários e o preço que funciona para o seu negócio. Alguns enfatizam o alcance de um público mais amplo, enquanto outros fornecem ferramentas melhores para ajudar no design de seus emails.
  • Crie um modelo de boletim informativo: a  maioria das plataformas de marketing por e-mail fornece modelos prontos para uso que você pode personalizar facilmente com o logotipo e as informações da empresa. Reserve um tempo para fazer isso inicialmente e poderá reutilizar o modelo sempre que enviar um boletim informativo.
  • Incentive ativamente as inscrições:  promova seu boletim de notícias no seu site, nas mídias sociais e na sua assinatura de email para aumentar sua lista de emails. Considere oferecer um incentivo, como um download ou desconto gratuito, para se inscrever.
  • Coletar e revisar métricas:  use as ferramentas de análise disponíveis na plataforma de email marketing que você escolheu para ver quantas pessoas abriram sua mensagem e clicaram em um link específico.
Motor de Otimização de Busca
seo
Witthaya Prasongsin / Momento / Getty Images

A otimização do mecanismo de pesquisa ( SEO ) desempenha um papel importante no marketing digital, garantindo que sua empresa esteja bem posicionada nas pesquisas do Google e em outras pesquisas online. Se o conteúdo que você criar não for otimizado, você lutará para que as pessoas certas o vejam no momento certo. Comece com estas etapas:

  • Faça sua pesquisa:  saiba como o seu site e os de seus concorrentes estão se saindo primeiro. Use o Google e outros mecanismos de pesquisa para ver sua classificação.
  • Escolha as palavras-chave corretas: com base em sua pesquisa, escolha as palavras-chave mais apropriadas para seu site, postagens no blog e todo o outro conteúdo que você criar.
  • Use ferramentas de SEO: existem muitas ferramentas de SEO gratuitas disponíveis que ajudarão você a otimizar seu conteúdo. Escolha as ferramentas que são mais relevantes para o seu negócio.
  • Coletar e revisar métricas: use o Google Analytics e as outras ferramentas de SEO que você selecionou para assistir ao desempenho do seu conteúdo otimizado para melhorá-lo com o tempo.

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